O acordo inicial com a Secretaria de Saúde previa abertura de 48 leitos, mas com o aumento dos casos foi preciso aumentar
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto irá ampliar o número de leitos destinados a pacientes com Covid-19 nas próximas semanas.
Expansão de Leitos
A instituição prevê a abertura de 10 leitos na primeira semana de fevereiro, com mais 18 leitos em seguida, totalizando 58 leitos. Inicialmente, o planejamento era de 48 leitos, mas o aumento de casos na cidade exigiu um acréscimo. Atualmente, o hospital conta com 38 leitos de UTI adulto para Covid-19, com 32 pacientes internados.
Contratação de Profissionais
Além da ampliação de leitos, o Hospital das Clínicas investirá R$ 15 milhões na contratação de 252 profissionais da saúde. Entre as novas vagas estão mais de 100 técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e 45 médicos. Essa medida visa garantir o atendimento adequado aos pacientes com Covid-19 e outras necessidades.
Leia também
Situação Atual e Planejamento Futuro
Em julho de 2020, o hospital possuía 63 leitos de UTI Covid. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 83,23%, com 139 pacientes internados em 167 vagas disponíveis em Ribeirão Preto. O superintendente Benedito Maciel destaca a necessidade de adaptação do planejamento em função da evolução da pandemia e do aumento da demanda por internações e cirurgias de pacientes crônicos graves.


