Sistema de Correio Pneumático acelerou o processo em 40 vezes; tubulação tem quase 1,5km
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inaugurou um sistema de correio pneumático que revolucionou a logística interna, agilizando a entrega de medicamentos e exames.
Como funciona o sistema?
Similar a um metrô, o sistema utiliza uma rede de tubulações com quase 1,5 km de extensão, interligando 21 estações por todo o hospital. Cápsulas contendo os itens, guiadas por um chip, percorrem essas tubulações, garantindo entrega rápida e eficiente aos diferentes setores.
Benefícios para pacientes e profissionais
A responsável técnica, Ana Paula Araque, destaca a redução significativa no tempo de entrega. Enquanto antes a entrega poderia levar de 30 minutos a mais, atrásra o processo leva entre 30 segundos e dois minutos. Maria José Leite da Silva, responsável pelo laboratório, afirma que o serviço ficou 40 vezes mais rápido, impactando positivamente a rapidez dos exames. Para Carlos Henrique Miranda, coordenador da unidade de emergência, a agilidade proporcionada pelo sistema impacta diretamente na recuperação dos pacientes, especialmente em situações críticas, reduzindo até mesmo a mortalidade.
Leia também
Em funcionamento há quase um mês, o sistema de correio pneumático já se mostra um importante aliado na assistência hospitalar, otimizando processos e melhorando o atendimento aos pacientes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.



