Em épocas festivas, o número de acidentes de trânsito aumenta e a necessidade de bolsas de sangue também
Neste Carnaval, além da folia, a generosidade também é convidada. Com a proximidade dos feriados prolongados, os hemocentros enfrentam uma queda significativa nos estoques de sangue, situação que preocupa profissionais da saúde.
Baixa nos estoques e aumento da demanda
Em Ribeirão Preto, o Hemocentro Regional (Hemosem) abastece 16 hospitais e registra baixa nos estoques de sangue tipo O negativo, A negativo e B negativo. A assistente social Marina Pereira Braga, do Emocentro da USP de Ribeirão Preto, explica que a necessidade por doações é constante, mas se intensifica em períodos de feriados prolongados. Isso ocorre devido ao aumento do risco de acidentes e outros eventos que demandam transfusões sanguíneas, além da diminuição no número de doadores devido a viagens e à suspensão do transporte de doadores por parte das prefeituras.
A importância da doação regular
É importante destacar que a necessidade de sangue não se limita a períodos festivos. A falta é recorrente ao longo do ano, pois as urgências, emergências e transplantes não param. A campanha não visa apenas atender a um aumento de acidentes durante o Carnaval, mas sim garantir o abastecimento regular dos hospitais. A doação regular é fundamental para manter os estoques estáveis e garantir o atendimento adequado a todos que precisam.
Leia também
Como doar sangue
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, sem estar tomando antibióticos. Após o café da manhã, a doação pode ser feita normalmente. Após o almoço, é necessário esperar três horas. O Emocentro da USP de Ribeirão Preto está aberto todos os dias, das 7h às 17h30. O posto do Hemocentro na Rua Quintino Bocaiúva também funciona normalmente durante o Carnaval. Mais informações e agendamento pelo telefone 0800 979 60 49.



