CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hemocentro de Ribeirão envia doações de plasma aos hospitais de Manaus

Contribuição vai ajudar no tratamento dos pacientes e no sistema de saúde da capital do Amazonas
plasma sanguíneo
Contribuição vai ajudar no tratamento dos pacientes e no sistema de saúde da capital do Amazonas

Contribuição vai ajudar no tratamento dos pacientes e no sistema de saúde da capital do Amazonas

O Hemocentro de Ribeirão Preto enviou 88 bolsas de plasma para Manaus, com o objetivo de auxiliar no tratamento de pacientes com COVID-19 e desafogar o sistema de saúde local. A iniciativa surge após quase 200 mortes em Manaus devido à falta de oxigênio.

O que é plasma convalescente e como funciona?

O plasma convalescente é extraído de indivíduos recuperados da COVID-19 e contém anticorpos contra o vírus. Sua transfusão precoce, nos primeiros dias do início dos sintomas, demonstra melhora na evolução clínica dos pacientes, reduzindo a gravidade da doença e a necessidade de internação. Estudos, como o realizado por um grupo argentino, comprovam a eficácia do tratamento, mostrando uma redução de 48% na evolução para insuficiência respiratória em pacientes de risco que receberam o plasma.

Doação e Transfusão: Prazos e Procedimentos

No Brasil, a doação de plasma pode ser feita 15 dias após a recuperação completa da COVID-19, através do método de aférese, que coleta apenas o plasma, preservando as hemácias. A transfusão no paciente deve ser realizada até 72 horas após o início dos sintomas, conforme indica um estudo recente. Um doador pode realizar a doação de plasma três ou quatro vezes em um período de dois meses, pois o organismo repõe o plasma com facilidade. Após esse período, a doação não é mais recomendada, pois a quantidade de anticorpos pode diminuir.

Impacto em Manaus

As 88 bolsas enviadas para Manaus podem beneficiar mais de 150 pacientes, considerando que cada bolsa pode ser dividida. A transfusão precoce do plasma pode auxiliar na recuperação dos pacientes, evitando a progressão para quadros mais graves e a necessidade de oxigênio, especialmente em pacientes de risco e durante a fase de expansão viral, antes da produção de anticorpos pelo próprio organismo.

A iniciativa do Hemocentro de Ribeirão Preto demonstra a importância da doação de plasma convalescente no combate à COVID-19, oferecendo uma alternativa terapêutica eficaz e comprovada cientificamente para pacientes em situação crítica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.