CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hemocentro de Ribeirão está com estoques zerados

Sangue do tipo 'B -' acabou na manhã desta quinta-feira; reservas de 'O -' e 'O +' estão baixas
estoques de sangue
Sangue do tipo 'B -' acabou na manhã desta quinta-feira; reservas de 'O -' e 'O +' estão baixas

Sangue do tipo ‘B -‘ acabou na manhã desta quinta-feira; reservas de ‘O -‘ e ‘O +’ estão baixas

O Hemocentro de Ribeirão Preto enfrenta uma situação crítica devido à escassez de sangue tipo B negativo, que se esgotou completamente. Os estoques de sangue tipo O negativo e O positivo também estão em níveis muito baixos, causando grande preocupação.

Estoque Crítico e Consequências

A assistente social Marina Pereira Braga, em contato com a CBN Ribeirão, alertou sobre a gravidade da situação. A falta de sangue tipo B negativo compromete cirurgias e outros procedimentos médicos, impactando pacientes de diversas áreas. A necessidade de reposição sanguínea é diária, e a dependência de doações voluntárias torna a situação ainda mais urgente. A falta afeta não apenas cirurgias eletivas e de urgência (incluindo cardíacas e neurocirurgias), mas também pacientes com doenças hematológicas que dependem de transfusões regulares como parte do tratamento.

Abastecimento e Mobilização

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 138 hospitais e quatro agências de transfusão na região. A escassez de sangue pode levar ao cancelamento de cirurgias eletivas e até mesmo de urgência. A dificuldade em manter os estoques se agrava pela falta de entendimento de algumas prefeituras sobre a necessidade de reposição para pacientes atendidos nos hospitais da região. Apesar dos desafios, diversas campanhas e mutirões de doação de sangue estão sendo realizados em Ribeirão Preto e cidades vizinhas para tentar amenizar a situação.

Como ajudar

Para ajudar, a população pode procurar o Hemocentro de Ribeirão Preto, localizado nos Campos da USP, ou os postos de coleta em outras cidades da região: Franca (Rua Elio Palermo, 4181), Batatais (Rua Dr. Manuel Furtado, 235), e Bebedouro (Avenida Raul Furquim, 2010, anexo ao Hospital Municipal). A mobilização da população é fundamental para garantir o abastecimento de sangue e evitar consequências mais graves para a saúde pública.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.