CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hemocentro de Ribeirão Preto alerta para estoques críticos de sangue

Queda nas doações pode levar ao cancelamento de cirurgias eletivas; tipos negativos estão entre os mais afetados
Hemocentro
Doação de sangue - canva

Os estoques de sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto atingiram níveis críticos, acendendo um alerta para toda a rede hospitalar da região. A unidade atende cerca de 250 municípios e é responsável por aproximadamente um terço do abastecimento de sangue do estado de São Paulo.

Segundo o agente de captação de doadores, José Luiz Belagamba Júnior, a queda nas doações vem sendo observada desde o ano passado e se agravou no fim de dezembro e em janeiro, período marcado por férias, chuvas e aumento de casos de doenças como a dengue.

Tipos raros zerados

Entre os tipos mais afetados está o A negativo, que chegou a zerar recentemente. O estoque ideal desse tipo sanguíneo é de, no mínimo, 61 bolsas, mas chegou a apenas cinco unidades. Outros tipos, como o O positivo, também registram níveis abaixo do recomendado, apesar de serem mais comuns na população.

De acordo com o Hemocentro, a situação atual é considerada a mais grave já registrada nos estoques da unidade.

Cirurgias podem ser adiadas

Com a redução das bolsas disponíveis, o Hemocentro não descarta a possibilidade de cancelamento de cirurgias eletivas, como forma de garantir atendimento a casos de urgência e emergência.

Procedimentos de alta complexidade, como transplantes, exigem a reserva prévia de grandes quantidades de sangue, o que se torna inviável diante do cenário atual.

Mudança no perfil dos doadores

Após a pandemia, o Hemocentro identificou uma mudança no comportamento da população, com diminuição significativa na procura espontânea para doação. A queda atinge todos os tipos sanguíneos, mas é mais grave entre os tipos negativos, que representam uma parcela menor da população.

Como doar sangue

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde. Pessoas com gripe recente, uso de antibióticos, dengue ou algumas doenças crônicas ficam temporária ou definitivamente impedidas de doar.

O doador não precisa saber o tipo sanguíneo, já que a tipagem é feita em todas as doações.

Em Ribeirão Preto, a doação pode ser feita:

  • Hemocentro do Campus da USP:
    Segunda a sexta, das 7h30 às 17h
    Sábados e domingos, das 7h30 às 12h30
  • Unidade da Rua Quintino Bocaiuva, 470:
    Sábados, das 7h30 às 12h30

Alerta para o Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, período que historicamente registra queda nas doações, o Hemocentro reforça o pedido para que a população procure as unidades antes do feriado, ajudando a evitar o agravamento da crise nos estoques.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.