Estoque de bolsas está abaixo do mínimo; interessados em doar devem ir até uma das unidades do Hemocentro munidos de documento
O Hemocentro de Ribeirão Preto enfrenta grave escassez de sangue tipo O negativo, considerado o doador universal. A unidade precisa de pelo menos 64 bolsas para atender a demanda semanal, mas atualmente possui apenas 10.
Necessidade Urgente de Sangue O Negativo
Segundo Marina Pereira Braga, assistente social do Hemocentro, a situação é crítica. A unidade abastece seis hospitais em Ribeirão Preto e mais 42 na região, sendo a falta de O negativo recorrente devido à baixa porcentagem da população com este tipo sanguíneo. A importância do O negativo reside em sua compatibilidade com todos os outros tipos, tornando-o essencial em situações de urgência.
Doação de Sangue: Como e Onde Doar
Para aumentar os estoques, o Hemocentro estenderá seu horário de funcionamento no feriado da sexta-feira e no sábado. O Hemocentro Campos ficará aberto das 7h às 12h30, e o posto de coleta da Quintina Bocaiúva 470 funcionará das 7h às 12h30 na sexta e sábado, fechando no domingo. Até quinta-feira, o posto da Quintina Bocaiúva 470 funciona das 7h30 às 17h30. Doadores devem apresentar documento com foto, ter entre 18 e 69 anos (16 e 17 anos com responsável), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
Leia também
Ajude a Salvar Vidas
A população é convocada a doar sangue. Para mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 979 6049. Sua doação pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.



