Assistente social do centro de doações, Marina Braga, fala que desfalque é para todos os tipos sanguíneos
O Hemocentro de Ribeirão Preto enfrenta uma grave escassez de bolsas de sangue, afetando 40 cidades da região. A assistente social Marina Braga alerta para a situação crítica, com estoques baixos de todos os tipos sanguíneos, especialmente os negativos.
A Crise de Sangue em Ribeirão Preto e Região
A demanda por sangue aumentou com a retomada das cirurgias eletivas após a diminuição dos casos de Covid-19. O Hemocentro, que antes mantinha um estoque de 700 a 1000 bolsas por semana, atrásra opera com apenas 500 a 600, necessitando de doações urgentes.
Quem Pode Doar e Como Proceder
Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg (homens) ou 51 kg (mulheres), estar em bom estado de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 48 horas (Coronavac) ou 7 dias (Pfizer, Janssen) para doar. A vacina da gripe exige espera de 48 horas. Pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar após 30 dias sem sintomas. O Hemocentro oferece atestados de doação e comparecimento. Existem duas unidades em Ribeirão Preto: uma na Rua Campos, em frente ao HC (todos os dias, 7h às 12h30), e outra na Quintina Bocaiuva 470 (segunda, terça, quinta e sábado/domingo, 7h30 às 12h30; quarta e sexta com horário estendido até 17h30).
Leia também
Um Apelo à Solidariedade
A falta de doações regulares é um problema crônico. A cultura de doação de sangue ainda precisa ser fortalecida na região. O Hemocentro reforça a importância de tornar a doação um hábito, contribuindo para salvar vidas e garantir o atendimento médico necessário.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 979 6049 (segunda a sexta, 8h às 17h).



