CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Hemocentro de Ribeirão Preto ganha prêmio por desenvolvimento de terapia celular contra neoplasias

Pesquisa conquistou o "Prêmio Octavio Frias de Oliveira", categoria de inovação tecnológica em oncologia; terapia usa células NK
terapia celular neoplasias
Pesquisa conquistou o "Prêmio Octavio Frias de Oliveira", categoria de inovação tecnológica em oncologia; terapia usa células NK

Pesquisa conquistou o “Prêmio Octavio Frias de Oliveira”, categoria de inovação tecnológica em oncologia; terapia usa células NK

A equipe do Emocentro de Ribeirão Preto celebra a conquista do prêmio Octávio Frias de Oliveira na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia. A premiação, realizada no Auditório do Instituto de Câncer de São Paulo, reconhece a pesquisa desenvolvida sobre uma terapia acessível para neoplasias hematológicas, um tipo de câncer no sangue.

Terapia com células NK: uma nova esperança

A pesquisa vencedora foca no desenvolvimento de uma terapia celular com células NK, que podem oferecer um complemento ao tratamento com células CAR-T. Diferentemente da terapia CAR-T, que utiliza células do próprio paciente, a terapia com células NK utiliza células de doadores saudáveis. Essa abordagem oferece vantagens significativas, principalmente para pacientes que não possuem células saudáveis suficientes ou que não podem esperar o tempo de manufatura da terapia CAR-T (15 dias).

Vantagens e Aplicações da Terapia com Células NK

A terapia com células NK apresenta-se como uma alternativa promissora, oferecendo um tratamento pronto para pacientes que não se encaixam nos critérios da terapia CAR-T. Além disso, há a expectativa de que esta nova terapia apresente menos efeitos colaterais. Inicialmente, o estudo se concentra na leucemia linfocítica aguda, mas há potencial para expansão para outros tipos tumorais.

Próximos Passos e Expectativas

A equipe do Emocentro já concluiu a fase de prova de conceito, avaliando a eficiência das células NK em modelos in vitro e in vivo. Atualmente, a equipe se prepara para a produção seguindo as recomendações da ANVISA, incluindo estudos pré-clínicos. A expectativa é finalizar esses estudos em um ou dois anos, permitindo o início dos testes clínicos e, posteriormente, a disponibilização da terapia para os pacientes. O Emocentro se orgulha de sua contribuição para a pesquisa em oncologia e espera que esta nova terapia possa melhorar significativamente o tratamento de pacientes com câncer no sangue.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.