Paciente deve ter se curado há mais de 15 dias e preferência é para o tipo sanguíneo A
O hemocentro de Ribeirão Preto busca doadores de plasma convalescente para tratar pacientes com COVID-19 grave.
Doação de Plasma Convalescente
Segundo o médico hematologista Gil Cunha de Santos, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, pessoas recuperadas da COVID-19 há mais de 15 dias podem doar plasma rico em anticorpos neutralizantes. Esses anticorpos ajudam pacientes com a forma mais grave da doença a combater o vírus.
Requisitos para Doação
Para doar, é necessário ter mais de 18 e menos de 60 anos, estar livre de sintomas há pelo menos 15 dias e dispor de cerca de uma hora e meia para o procedimento. O processo, realizado por meio de uma máquina de aférese, remove apenas o plasma, devolvendo os glóbulos vermelhos ao doador, permitindo doações mais frequentes.
Leia também
Como Agendar a Doação
Interessados em doar plasma convalescente devem entrar em contato com o hemocentro de Ribeirão Preto, localizado no campus da universidade, para agendar o procedimento. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 979 60 49 ou via WhatsApp (16) 98215-1937.
A doação de plasma convalescente é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. A colaboração da população é fundamental para garantir o sucesso desta iniciativa.



