Governo Federal destinará R$ 7 milhões para projeto em parceria com a USP Ribeirão
O governo federal anunciou um investimento de R$ 7 milhões em pesquisas com células-tronco no Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com a USP. O projeto, que fornecerá células-tronco para o Hospital das Clínicas, visa o tratamento de diversas doenças e um foco especial no combate ao câncer.
Avanços na Pesquisa contra o Câncer
De acordo com Dimas Tadeu Covas, professor de medicina da USP Ribeirão Preto e presidente do Hemocentro, a liberação dos recursos representa um avanço significativo em nível nacional. A pesquisa se concentrará inicialmente em cânceres que afetam o sangue e os órgãos responsáveis pela produção sanguínea. A estratégia empregada será a imunoterapia, que utiliza as próprias células de defesa do paciente, modificadas geneticamente para combater as células cancerígenas. Essas células modificadas serão amplificadas em laboratório e reintroduzidas no paciente, oferecendo um grande potencial de cura.
Tratamento de Outras Doenças
Além do câncer, as células-tronco cultivadas em laboratório também serão utilizadas no tratamento de outras doenças. O Hemocentro distribui essas células para hospitais em São Paulo e outras regiões do país.
Leia também
Início das Pesquisas
A expectativa é que o projeto comece a receber os primeiros recursos do governo federal no início de 2017, impulsionando as pesquisas e o desenvolvimento de novas terapias com células-tronco.



