CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Hepatite viral: conheça as causas, tratamentos e riscos quando acomete as crianças

Quem traz os detalhes sobre a doença e suas variações é o médico pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna 'Filhos e Cia'
Hepatite viral infantil
Quem traz os detalhes sobre a doença e suas variações é o médico pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna 'Filhos e Cia'

Quem traz os detalhes sobre a doença e suas variações é o médico pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna ‘Filhos e Cia’

As hepatites virais são causas importantes de doenças hepáticas em crianças, podendo se manifestar de forma aguda, fuminante ou crônica, e até levar a cirrose hepática e carcinoma.

Tipos de Hepatite e Transmissão

As hepatites virais mais comuns em crianças são A, B, C e, menos frequentemente, D. Outras infecções virais, como mononucleose e, em casos raros, COVID-19, também podem causar hepatite. A hepatite A e E são transmitidas pela via fecal-oral (de fezes para a boca), por meio de alimentos, água ou contato com materiais contaminados. A hepatite B é transmitida por contato sexual, compartilhamento de seringas e contato com fluidos corporais. A transmissão da hepatite B pela saliva é improvável. A hepatite C também se transmite por contato com sangue e fluidos corporais, podendo haver transmissão vertical (mãe para filho), embora menos frequente que na hepatite B. A hepatite D requer a presença da hepatite B para se desenvolver e sua transmissão ocorre de forma semelhante à hepatite B e C.

Tratamento e Prevenção

A hepatite A e E geralmente são autolimitadas, curando-se espontaneamente. A hepatite B possui vacina eficaz e amplamente disponível, reduzindo significativamente os casos. A hepatite C, embora possa cronificar, tem tratamento eficaz com altas taxas de cura. A hepatite D não tem vacina específica, e a prevenção está ligada à prevenção da hepatite B. Medidas de higiene, como lavar as mãos adequadamente, são cruciais na prevenção da transmissão fecal-oral.

A vacinação contra hepatite B é fundamental e disponível gratuitamente pelo SUS. Outras medidas preventivas incluem o uso de preservativos, evitar o uso de drogas injetáveis e não compartilhar objetos de higiene pessoal como escovas de dente. A vacinação contra COVID-19 também contribui para reduzir o risco de hepatite causada por este vírus.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.