CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hepatites: seus riscos e a importância do diagnóstico precoce

Sobre a doença e as ações de combate em Ribeirão Preto, ouça a enfermeira Monica de Arruda rocha
Hepatite diagnóstico precoce
Sobre a doença e as ações de combate em Ribeirão Preto, ouça a enfermeira Monica de Arruda rocha

Sobre a doença e as ações de combate em Ribeirão Preto, ouça a enfermeira Monica de Arruda rocha

Entre os dias 24 e 30 de julho, acontece uma campanha nacional de prevenção e diagnóstico de hepatites. Em Ribeirão Preto, a iniciativa conta com ações em unidades de saúde e locais estratégicos da cidade.

Diagnóstico Precoce: A Chave para o Tratamento

A enfermeira Mônica de Arruda Rosch, coordenadora do programa municipal de tuberculose e hepatite, destaca a importância do diagnóstico precoce para hepatites B e C. Ambas são doenças infecciosas, muitas vezes silenciosas, que podem causar danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. De 2013 a 2022, foram registrados 1.252 novos casos de hepatite C e 695 de hepatite B no município. A hepatite B, para a qual existe vacina, tem apresentado números decrescentes desde a década de 90, enquanto a hepatite C, sem vacina disponível, continua sendo um desafio.

Acesso aos Testes e Tratamento

A campanha reforça a necessidade não apenas do diagnóstico, mas também do tratamento imediato. Existem medicamentos seguros e eficazes que garantem a cura em quase 100% dos casos de hepatite C. Os testes estão disponíveis diariamente em todas as unidades básicas de saúde e serviços especializados de Ribeirão Preto. Não é necessário encaminhamento; qualquer pessoa pode realizar o exame, especialmente indivíduos acima de 40 anos, que tiveram maior exposição ao vírus em função do uso de materiais não descartáveis no passado. A testagem é feita por meio de teste rápido (coleta de sangue capilar, com resultado em 40 a 50 minutos) ou sorologia (coleta venosa, com resultado posterior). Estima-se que cerca de 700 mil pessoas no Brasil desconhecem sua infecção por hepatite.

Além dos serviços regulares nas unidades de saúde, ações especiais serão realizadas durante a campanha. No dia 26 de julho, haverá um ponto de testagem no Centro do Idoso (das 8h às 11h), e no dia 28 (Dia Mundial de Combate às Hepatites), na Praça Carlos Gomes (das 9h às 14h). A prevenção também inclui cuidados pessoais, como o uso de kits individuais de manicure e pedicure, e a escolha de locais seguros para tatuagens e piercings, garantindo a esterilização adequada dos materiais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.