CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hidratação, uso de filtro solar e evitar exposição ao sol e ao choque de calor

Chefe da Defesa Civil, Thiago Caldeira, traz dicas de como amenizar o impacto do calor; risco de incêndios aumenta
Hidratação solar
Chefe da Defesa Civil, Thiago Caldeira, traz dicas de como amenizar o impacto do calor; risco de incêndios aumenta

Chefe da Defesa Civil, Thiago Caldeira, traz dicas de como amenizar o impacto do calor; risco de incêndios aumenta

O Brasil enfrenta uma onda de calor intensa, com temperaturas atingindo 43 graus em algumas regiões, segundo previsão da meteorologista Luara Galacho. Cidades como Pitangueiras e Serrana também estão sob alerta.

Temperaturas elevadas e umidade baixa

Em Ribeirão Preto, Barretos e Terra Roxa, os termômetros devem marcar 41 graus, com sensação térmica ainda maior devido à insolação e à falta de chuvas. A umidade do ar pode chegar a apenas 12% nos fins de tarde. Algumas cidades da região registraram as maiores temperaturas do estado no final de semana passado, com São Simão atingindo 41 graus, Bebedouro quase 41,8 graus, e Miguelópolis e Ribeirão Preto com máximas de 40 graus.

Recomendações da Defesa Civil

O chefe da Defesa Civil de Ribeirão Preto, Thiago Caldeira, alerta para a importância da hidratação, cuidados com crianças e idosos, e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 17h. Ele recomenda o uso de protetor solar, soro fisiológico nas vias aéreas e atenção com os animais de estimação. A Defesa Civil realiza monitoramento preventivo para evitar incêndios e orienta a população a acionar os números de emergência em caso de anormalidades (199 – Defesa Civil; 153 – Guarda Civil Metropolitana; 193 – Corpo de Bombeiros).

Prevenção e cuidados adicionais

Para amenizar os efeitos do calor, Caldeira sugere manter o ambiente arejado, usar bacias com água e toalhas molhadas. A hidratação intensiva é crucial, principalmente para crianças e idosos que desidratam mais rapidamente. Procurar sombra e evitar a exposição ao sol entre 11h e 17h também são medidas importantes. Embora não haja previsão de chuva para os próximos dias, a possibilidade de pancadas de chuva com rajadas de vento existe, e a população deve buscar abrigo em caso de tempestade, evitando o contato com árvores, postes e fios elétricos. Em caso de alagamentos, recomenda-se buscar rotas alternativas e acionar os órgãos competentes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.