CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Hipertensão arterial é uma das principais causas de mortes por problemas cardiovasculares no Brasil

Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre
Hipertensão arterial
Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre

A hipertensão arterial, uma condição grave e silenciosa, é a principal causa de mais de 300 mil mortes por doenças cardiovasculares registradas anualmente no Brasil. Estima-se que 35 milhões de brasileiros sofram com essa doença, enquanto nos Estados Unidos esse número dobra.

Tratamentos Convencionais e Desafios

O tratamento tradicional da hipertensão foca em mudanças no estilo de vida, como manter o peso ideal, controlar o consumo de sal e álcool, praticar atividades físicas regularmente e abandonar o tabagismo. Embora eficazes, essas mudanças são difíceis de implementar e frequentemente não alcançam o sucesso desejado, mesmo com orientação médica.

O uso de medicamentos é o método mais comum e, quando bem administrado, reduz significativamente a mortalidade e as complicações da pressão alta. A hipertensão também é uma das principais causas de afastamento do trabalho, seja temporário ou definitivo. Apesar da variedade de medicamentos disponíveis, alguns pacientes ainda não conseguem controlar a pressão arterial.

Acupuntura como Tratamento Complementar

Diante desse cenário, pesquisadores buscam métodos auxiliares para potencializar o controle da pressão arterial. Recentemente, um estudo da Universidade da Califórnia avaliou o papel da acupuntura como tratamento complementar para a hipertensão. Sessões de 30 minutos, uma ou duas vezes por semana, foram aplicadas em pacientes com pressão alta, seguindo técnicas específicas.

Apesar das críticas de especialistas, os autores do estudo relataram uma redução média de 6 a 8 mmHg em cerca de 70% dos participantes. Os resultados persistiram por até seis meses. Embora modestos, esses resultados são animadores, considerando que uma redução de apenas 2 mmHg na pressão arterial pode diminuir em 10% a ocorrência de derrame cerebral.

Perspectivas Futuras

Quando se enfrenta um inimigo tão poderoso quanto a hipertensão, todas as armas disponíveis podem ser úteis. A acupuntura, portanto, pode se tornar uma ferramenta valiosa no futuro, complementando o tratamento medicamentoso. Resta aguardar para ver se essa perspectiva se concretizará.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.