Quem tira as dúvidas sobre quem pode e quem não pode ser imunizado é a Luzia Márcia Romanholi Passos da Vigilância em Saúde
A imunização contra a Covid-19 em Ribeirão Preto segue avançando, mas ainda gera dúvidas na população. Para esclarecer alguns pontos, conversamos com Luzia Marcia Romanho Ali Passos, diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Documentos Necessários para Vacinação
Para receber a vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar carteira de identidade (ou documento que comprove idade) e comprovante de residência em Ribeirão Preto. A comprovação da condição clínica, para pessoas com comorbidades, pode ser feita por meio de atestado médico, relatório médico ou formulário disponível no site da prefeitura. Este formulário, que lista as condições clínicas aceitas, não é obrigatório, mas facilita o processo. Receitas médicas, como a de pacientes diabéticos, também são aceitas. Pacientes hipertensos, porém, devem observar que apenas casos de hipertensão arterial resistente ou em estágio 3, 1 e 2 com lesão em órgão estão contemplados neste momento. Para pacientes do SUS com dificuldades de acesso imediato a atestados médicos, as unidades de saúde estão orientadas a consultar o sistema Ígia para verificar o histórico de atendimentos.
Vacinação contra Gripe e Covid-19
A cidade está iniciando a vacinação contra a gripe para idosos simultaneamente à vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades. Para evitar aglomerações, a vacinação dos idosos (acima de 65 anos) contra a gripe iniciará no sábado. É importante ressaltar que há um intervalo mínimo entre as vacinas contra gripe e Covid-19 (14 dias), e pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca em março e estão aguardando a segunda dose, não poderão tomar a vacina da gripe neste momento. Pessoas entre 60 e 64 anos que tomarem doses da Coronavac nos próximos dias serão atendidas em relação à gripe em uma nova oportunidade após o período de 14 dias.
Leia também
Disponibilidade de Vacinas
As doses da vacina contra a gripe, produzidas pelo Instituto Butantan, estão chegando ao município aos poucos, semanalmente. A entrevista com a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde esclareceu diversas dúvidas da população sobre os critérios de vacinação, principalmente em relação às comorbidades, como a hipertensão, ajudando a população a entender melhor o processo e seus requisitos.



