Obra sobre as propriedades da família Biagi será lançada nesta quarta, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi
Um novo livro sobre a história da Fazenda Vassoral e do Engenho Central de Pontal será lançado hoje em Ribeirão Preto. Para celebrar, o Museu da Cana e o Ministério da Cultura organizaram um bate-papo com a historiadora Lia Martuon.
A Pesquisa e a Elaboração do Livro
Leila Recky, gestora do Museu da Cana, explica que o museu tem como um de seus objetivos divulgar as pesquisas realizadas sobre a história da região. O livro é fruto de uma extensa pesquisa, com a colaboração de historiadores renomados e de pessoas que fizeram parte da história das duas antigas produtoras de açúcar e café. A obra, realizada por Dona Edgela de Agi, narra a história da produção canavieira e cafeeira na região, com belíssimas imagens e depoimentos de trabalhadores.
Bate-Papo com Lia Martuon e Destinação dos Recursos
O lançamento contará com um bate-papo conduzido pela historiadora Lia Martuon, especialista na história da região e da imigração. Os livros serão vendidos e o valor arrecadado será destinado a um projeto social de ecoterapia da Fazenda Vassoral, que atende crianças de baixa renda com problemas motores e mentais, utilizando cavalos como mediadores no tratamento.
Leia também
Imagens e Preservação do Patrimônio Histórico
O livro também apresenta imagens inéditas e históricas, resultado das pesquisas realizadas, além de fotografias de Tânia Registo e Beto Batista. A Fazenda Vassoral e o Museu da Cana são propriedades que pertenceram a Francisco Schmidt, o mesmo proprietário da Fazenda Monte Alegre, onde hoje se encontra o Museu do Café, bem conservado pela família Viage.
O lançamento do livro “Engenho Central e Fazenda Vassoral” e o bate-papo com Lia Martuon ocorrerão hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Uma oportunidade de conhecer a história da região e contribuir com um projeto social.



