Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Um homem de 25 anos, identificado como Homero Batista, é suspeito de extorquir mulheres utilizando um perfil falso nas redes sociais. A polícia de São Paulo investiga o caso, que envolve a criação de uma identidade virtual com fotos de um ex-modelo chamado Leandro Vilela.
O Golpe Virtual
De acordo com as investigações, Batista se passava por médico no perfil falso, ganhando a confiança das vítimas. Em seguida, induzia as mulheres a se despirem em frente à webcam. Após gravar as imagens, ele as ameaçava, exigindo pagamentos de cerca de R$ 1.000 para não divulgar os vídeos e fotos na internet.
Investigação e Provas
Policiais da Delegacia Antissequestro de São Paulo cumpriram um mandado de busca na casa do suspeito, em Jabuticabal. No local, foram encontradas provas que o ligam às extorsões: o cartão da conta bancária utilizada para receber os depósitos das vítimas, um celular e um computador usados para se comunicar com elas. O delegado José Eduardo Vieira detalhou o caso, explicando que duas vítimas procuraram a delegacia após reconhecerem o perfil falso de Leandro Vilela.
Leia também
Repercussão e Próximos Passos
Apesar das evidências, Homero Batista permaneceu em silêncio durante o depoimento e foi liberado, pois não havia um mandado de prisão temporária contra ele. Uma das vítimas chegou a depositar R$ 450 na conta do suspeito. A polícia acredita que outras mulheres possam ter sido vítimas do golpe e as encoraja a denunciar. O computador e o celular apreendidos serão periciados, e a polícia solicitará a quebra dos sigilos telefônico e bancário do suspeito. O verdadeiro Leandro Vilela manifestou-se, afirmando que processará Homero Batista pelo uso indevido de sua imagem.
O caso serve de alerta sobre os perigos dos relacionamentos virtuais e a importância de denunciar crimes de extorsão online.



