Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Após dois meses de investigação, a polícia identificou Thiago do Bendonisete, de 34 anos, como o autor de um esquema de fraude na transferência de pontos de carteiras de habilitação. A prática ilegal era anunciada nas redes sociais, onde ele cobrava entre R$20 e R$50 por transferência. A ação policial resultou na apreensão de computadores e documentos na residência do suspeito.
Como a Fraude Ocorria
O delegado Luciano Henrique Cintra explicou o modus operandi do esquema. Segundo ele, a fraude envolvia tanto quem transferia os pontos quanto quem recebia a multa e buscava se livrar da infração. O suspeito preenchia a notificação, indicando a si mesmo como o condutor do veículo, fornecendo seus dados e documentos. Assim, a pontuação era transferida para o seu prontuário, enganando o sistema do Poupatempo e Ciretran.
Consequências para os Envolvidos
O delegado Cintra alertou que as pessoas que pagaram para transferir os pontos também responderão criminalmente. Elas são acusadas de cometer o crime de falsidade ideológica em conjunto com o autor do esquema, lesando tanto a vítima quanto o Estado. A polícia estima que entre 250 e 300 pessoas sejam processadas por envolvimento na fraude.
Leia também
A Defesa do Suspeito
Thiago do Bendonisete alegou desconhecimento das consequências de sua prática, afirmando que acreditava que sofreria apenas um processo administrativo dentro do Ciretran, com a impossibilidade de renovar a carteira. Ele justificou sua ação com o desemprego e a oportunidade de copiar um anúncio similar que encontrou.
O suspeito foi interrogado e liberado, aguardando o desenrolar das investigações.



