No local, foram encontrados uma caminhonete já desfeita pelos criminosos; segundo suspeito conseguiu fugir e segue procurado
Em Franca, a polícia prendeu em flagrante um homem em um desmanche regular de carros localizado próximo ao aeroporto da cidade — Homem é preso em desmanche irregular —. Um segundo suspeito conseguiu fugir e está sendo procurado pelas autoridades.
No local, foram encontrados vários veículos, incluindo uma caminhonete que já havia sido desmanchada pelos criminosos. O proprietário do veículo, José Sebastião, que possuía a caminhonete há 42 anos, manifestou tristeza e revolta com a situação.
“O mais triste do mundo, né? Isso aí, você perdeu um filho, tem ela há 40 anos. Tá a vida inteira, pode ter isso aí, ó. Ou você vê isso aí, é o que você vê um filho, um cachorro. Difícil.”
A denúncia que levou a polícia até o desmanche indicou que o local fica próximo ao aeroporto, em uma área com mata e sem residências próximas. Ao chegar, os policiais viram que um dos suspeitos fugiu, enquanto o outro foi preso em flagrante. Ele afirmou que recebia R$ 100 para desmanchar os veículos.
O desmanche está situado atrás do bairro Santa Bárbara, em uma estrada simples que não chama atenção facilmente.
Outra vítima, o empresário Eduardo Gonçalves, relatou que teve seu carro roubado e levado para o desmanche. Ele contou que o veículo estava sendo negociado para venda e que, ao procurar o carro uma semana após o roubo, encontrou-o completamente desmanchado.
“Eu tenho uma loja de celular atrás da Igreja Matriz e o carro ficava na porta. Foi numa quinta-feira e na hora de ir embora fui ver o carro que tinha sido roubado. Eu não tinha entendido, foi procurar, apareceu uma semana depois e não sobrou nada, desmanchado no caso.”
“Já vi vidro quebrado na mesma semana. Eu não sei qual o motivo, nem o que foi, mas outros furtos ocorreram ali. Você já tem sido corriqueiro? Sim, e já entraram na loja também há um tempo atrás.”
Localização e características do desmanche: O desmanche fica em uma área de mata próxima ao aeroporto, distante de residências, o que dificulta a fiscalização e a percepção de atividades ilegais.
Reação das vítimas: Os proprietários dos veículos demonstraram tristeza e revolta, especialmente por possuírem os carros há muitos anos ou estarem em processo de venda.
Dados sobre roubos e furtos na região
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a região pertence ao quarto distrito policial. Em 2023, foram registrados 34 roubos de veículos e 111 furtos, representando um aumento de 78% nos roubos e 37% nos furtos em relação ao ano anterior.
Resposta da Secretaria de Segurança Pública: A Secretaria informou que houve um aumento de 62% no número de veículos recuperados em 2023 em comparação a 2022. O caso registrado ontem foi enquadrado como adulteração de sinal identificador e receptação de veículo.
Informações adicionais
O suspeito preso afirmou que recebia R$ 100 para desmanchar os carros, indicando a existência de uma rede organizada para o desmanche ilegal de veículos na região.



