CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homem é preso por suspeita de chefiar organização criminosa na prática de roubos de máquinas agrícolas

Operação do Gaeco de Uberaba-MG, prendeu o criminoso no bairro Ipiranga, em Ribeirão; uma arma foi apreendida
roubos máquinas agrícolas
Operação do Gaeco de Uberaba-MG, prendeu o criminoso no bairro Ipiranga, em Ribeirão; uma arma foi apreendida

Operação do Gaeco de Uberaba-MG, prendeu o criminoso no bairro Ipiranga, em Ribeirão; uma arma foi apreendida

Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), envolvendo policiais e o Ministério Público de Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP), resultou na prisão de um homem apontado como chefe de uma quadrilha especializada em roubo e receptação de caminhões, tratores, máquinas agrícolas e bebidas.

Prisão e cumprimento de mandados

A ação, que ocorreu no bairro Ipiranga, zona norte de Ribeirão Preto, prendeu preventivamente o suspeito. Foram cumpridos seis dos 14 mandados de busca e apreensão e prisão expedidos. A quadrilha atuava em diversos estados (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás), comercializando produtos de furtos e roubos, além de desvios de cargas e tráfico de drogas e bebidas.

Investigação e modus operandi

A investigação, iniciada em outubro de 2021, teve início com a descoberta de diversos furtos e roubos de tratores em São Paulo. Um integrante da quadrilha foi preso transportando dois tratores roubados avaliados em R$ 1 milhão e R$ 200 mil. Interceptações telefônicas revelaram conversas do chefe da quadrilha negociando cargas roubadas e planejando furtos, inclusive durante um carnaval. A quadrilha possuía um esquema estruturado, envolvendo transporte, armazenamento e uma rede de receptadores que adquiriam os produtos por preços inferiores ao de mercado. O chefe da quadrilha, apesar de movimentar milhões e possuir diversas empresas, declarava-se jardineiro.

Desdobramentos e conclusão

Além de Ribeirão Preto, mandados foram cumpridos em Goiânia (GO), na fronteira de Minas Gerais e em Dourados (MS). A operação, denominada “Divisa Integrada”, destaca a atuação da quadrilha em diferentes estados. A prisão do suspeito e o desmantelamento parcial da quadrilha representam um importante golpe no crime organizado, especialmente no setor agrícola, que sofre com roubos de maquinários e defensivos agrícolas. A investigação continua para identificar e prender outros envolvidos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.