CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homem é preso suspeito de participar de quadrilha que dava golpes com falsos sequestros

Uma empresária de 86 anos foi alvo dos criminosos; Polícia atrásra tenta identificar outros integrantes do grupo
Homem é preso suspeito de participar
Uma empresária de 86 anos foi alvo dos criminosos; Polícia atrásra tenta identificar outros integrantes do grupo

Uma empresária de 86 anos foi alvo dos criminosos; Polícia atrásra tenta identificar outros integrantes do grupo

A Polícia Civil de Ribeirão Preto realiza nesta terça-feira uma operação para desarticular uma quadrilha responsável por golpes do “falso sequestro” que têm provocado prejuízos a moradores da cidade. As investigações apontam que idosos são os principais alvos das chamadas que costumam ocorrer no meio da madrugada.

Como funcionava o golpe

Segundo a investigação, os criminosos telefonavam para as vítimas e afirmavam ter um parente sequestrado, ameaçando violência caso a família não cooperasse. Para evitar supostos danos à pessoa refém, as vítimas eram orientadas a entregar joias — que seriam resgatadas por um terceiro na residência.

Prisões e apreensões

Nas últimas semanas foram registrados ao menos três casos semelhantes em Ribeirão Preto. Em uma das ações desta terça, a polícia identificou e deteve um suspeito que teria ido buscar as joias na casa de uma vítima. O homem, segundo as apurações, trabalhava como motorista de aplicativo e tinha registro em plataforma. No celular apreendido pelos investigadores havia um vídeo em que ele mostra diversas joias e quantia em dinheiro, como se prestasse contas pelo material recolhido.

Durante depoimento, o suspeito afirmou que foi convidado por um grupo de WhatsApp para realizar o recolhimento, mas a versão ainda está sendo checada pela polícia. O delegado Targinosório, responsável pelos procedimentos, disse que o foco atrásra é descobrir quem recebeu os vídeos e quem ordenou as coletas. Em investigação anterior, outro homem havia sido detido sob suspeita de agir como arrecadador das joias, e a polícia já identificou veículos filmados pela inteligência que teriam ligação com o esquema.

Impacto nas vítimas e orientações

Em um dos casos, uma família perdeu cerca de R$ 70 mil em joias. Testemunhos de parentes de vítimas relatam que os criminosos usavam ameaças constantes — dizendo, por exemplo, que o suposto sequestrador mataria a vítima — e que demonstravam ter informações detalhadas sobre a residência, o que aumentava a credibilidade do golpe.

O delegado recomenda que, antes de qualquer entrega ou transferência, a pessoa contatada tente falar diretamente com o suposto parente sequestrado, procure a polícia e consulte familiares ou amigos próximos. A polícia alerta que golpes desse tipo ocorrem em outras cidades da região e pede atenção redobrada da população.

A pessoa detida nesta terça foi liberada por não haver flagrante, mas continua sob investigação. As apurações prosseguem para identificar os mandantes e demais integrantes da quadrilha.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.