Criminosos exigiam joias de familiares alegando terem capturado alguém próximo; rapaz foi detido em Sertãozinho
Um homem foi preso em Sertãozinho nesta quinta-feira suspeito de integrar uma quadrilha que aplicava golpes de falso sequestro e roubava joias das vítimas, segundo a Polícia Civil de Ribeirão Preto. A investigação aponta que o grupo agiu pelo menos três vezes entre o fim de 2023 e o início deste ano.
Como funcionava o golpe
De acordo com a polícia, os criminosos entravam em contato por telefone com as vítimas, afirmavam falsamente ter sequestrado um parente e exigiam que a pessoa entregasse joias para garantir a suposta libertação. O primeiro registro ocorreu em outubro de 2023, nas proximidades do Cesi, no bairro Iguatemi, quando uma cuidadora foi chamada de madrugada e orientada a levar as peças à portaria do condomínio. Em final de janeiro, outra idosa recebeu ligação semelhante e entregou bijuterias, acreditando se tratar de um crime verdadeiro.
Investigação e prisão
Imagens de câmeras de segurança dos condomínios foram fundamentais para identificar o suspeito, que aparece chegando de motocicleta para recolher os objetos. A polícia diz que ele já havia sido abordado pela guarda municipal de Sertãozinho em outubro, em uma tentativa relacionada ao mesmo esquema. Nesta quinta-feira, a Polícia Civil de Ribeirão Preto cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suspeito em Sertãozinho e encontrou joias e bijuterias. O homem foi levado à delegacia da Rua Duque de Caxias para prestar depoimento.
Próximas etapas da apuração
O caso é investigado como extorsão e a polícia busca identificar outros integrantes da quadrilha. O suspeito deverá passar por audiência de custódia para a definição sobre eventual manutenção da prisão. Autoridades pedem que outras possíveis vítimas procurem a delegacia para colaborar com as investigações.
As apurações continuam em andamento enquanto a investigação tenta esclarecer o papel de cada envolvido e localizar eventuais cúmplices.



