Sinalização fica no cruzamento com as ruas Frei Santo e Patrocínio; câmera de segurança registrou a ação do criminoso
Nesta madrugada, por volta das 2h40, um criminoso furtou a fiação elétrica de um semáforo localizado no cruzamento das Ruas João Bim, Frey Santo e Patrocínio, na Vila Tamandaré, próximo ao bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.
Ação do Criminoso e Dano ao Semáforo
O criminoso iniciou o furto na Rua João Bim, e ao se deslocar para a Rua Frey Santo, puxou com força a fiação, derrubando o poste do semáforo localizado na esquina. Eduardo Feresim, empresário local e proprietário de uma loja de materiais elétricos na Rua João Bim, teve sua loja próxima ao local e suas câmeras de segurança registraram o ato.
Impacto e Frequência dos Furtos
Segundo Feresim, furtos de fiação elétrica são frequentes na região, ocorrendo quase semanalmente. Ele mesmo já foi vítima de furtos em seu estabelecimento e em seu telhado. O cabo do semáforo, um cabo grosso com oito fios, é um alvo atraente devido ao seu alto custo (cerca de R$ 13 a R$ 14 por metro), o que alimenta o mercado de receptação. A utilização de cabos de alumínio em grandes obras é uma alternativa para reduzir esses furtos, mas ainda não é aplicada em semáforos.
Leia também
Consequências e Soluções
O furto causou a interrupção do funcionamento do semáforo, gerando riscos para o trânsito no cruzamento. Além da troca da fiação, o poste danificado precisa ser reparado. A situação destaca a necessidade de ações mais efetivas para combater esse tipo de crime, que afeta não apenas a infraestrutura urbana, mas também a segurança dos moradores e comerciantes da região. A polícia precisa deter esses criminosos o mais rápido possível.



