Economista Fred Guimarães falou com a CBN Ribeirão
Uma pesquisa recente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) revela as intenções de compra para o Dia dos Namorados, com dados que apontam para um cenário econômico cauteloso. Fred Guimarães, economista da ACIRP, detalha os principais pontos do levantamento.
Otimismo Masculino nas Compras
Curiosamente, a pesquisa indica que os homens estão mais propensos a presentear do que as mulheres. Esse padrão se repete em relação ao ano anterior, onde os homens demonstraram maior intenção de compra. Uma possível explicação seria a percepção masculina de uma maior obrigação em presentear, como forma de galanteio e agrado. Enquanto isso, as mulheres podem aguardar para ver se serão presenteadas antes de decidir comprar algo.
Jovens Lideram Intenção de Presentear
Os jovens na faixa dos 20 anos se destacam como o grupo mais propenso a presentear. Isso pode ser atribuído ao fato de que muitos ainda estão na fase de namoro, enquanto os casais mais maduros podem ter diminuído o entusiasmo em presentear. No entanto, é importante ressaltar que o encanto e a celebração do amor devem perdurar ao longo de toda a vida.
Cautela no Consumo e Impacto da Copa do Mundo
A pesquisa aponta que menos da metade dos entrevistados pretende comprar presentes para o Dia dos Namorados, um número inferior ao do ano anterior. Esse recuo é atribuído ao momento econômico do país, com inflação, juros elevados e crédito em queda. Além disso, a proximidade da Copa do Mundo pode dividir os gastos dos consumidores. Apesar do cenário cauteloso, aqueles que pretendem comprar devem gastar um valor médio maior em relação ao ano anterior.
Apesar de um certo freio no consumo, o empresariado local mantém uma perspectiva moderada em relação à data.



