Engenheiro de segurança, Lucas Móra, explica como manusear o equipamento para evitar acidentes; ouça a entrevista!
As festas de fim de ano se aproximam e com elas a alegria das confraternizações. Mas é preciso cuidado com os equipamentos utilizados para preparar as comidas, principalmente aqueles que usam álcool como combustível, como richôs e churrasqueiras.
Segurança com Richôs e Churrasqueiras
O uso de álcool em richôs e churrasqueiras é bastante comum, mas extremamente perigoso. A chama do álcool não é sempre visível, e a tentativa de aumentar o fogo pode resultar em acidentes graves, com queimaduras em pessoas próximas, inclusive crianças. Reabastecer esses equipamentos sem verificar a presença de chamas é um erro fatal. Existem diversos acidentes registrados com este tipo de equipamento, resultando em queimaduras graves e até mesmo mortes.
Prevenção de Acidentes
Para evitar acidentes, é fundamental seguir procedimentos de segurança. Nunca reabasteça o equipamento com álcool enquanto houver chama. Certifique-se de que o álcool está completamente apagado antes de adicionar mais. Mantenha crianças e produtos inflamáveis longe do alcance do equipamento durante e após o uso. Existem alternativas mais seguras para manter os alimentos aquecidos, e a utilização de profissionais para manusear esses equipamentos deve ser considerada.
Recomendações Finais
As festas de fim de ano devem ser momentos de alegria e celebração. Priorize a segurança, seguindo as recomendações de segurança para o uso de equipamentos que utilizam álcool como combustível. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e garantir que as festividades sejam lembradas apenas pelos momentos felizes.



