Economia da CPFL no período que termina neste sábado seria suficiente para abastecer Ribeirão Preto por 12 dias
O horário de verão, amado por alguns e criticado por outros, chega ao fim após 126 dias. Neste fim de semana, o sábado terá 25 horas, com os relógios retrocedendo uma hora à meia-noite de domingo, marcando 11 horas novamente. Para muitos, as manhãs serão menos escuras e as tardes não tão longas.
Economia de Energia Contínua
Com o fim do horário de verão, surge a questão: como continuar economizando energia? A resposta é sim, é possível. O engenheiro eletrônico e professor do SENAI, Heder Torres, oferece dicas valiosas.
Dicas Práticas para Reduzir o Consumo
A primeira dica é reduzir o tempo no chuveiro. Em climas quentes, um banho rápido pode ser suficiente, aproveitando a água já aquecida. Evite gambiarras, pois elas são perigosas e aumentam o consumo de energia. O reaproveitamento inadequado da resistência do chuveiro, por exemplo, pode elevar a potência e, consequentemente, o gasto.
Leia também
Outro vilão é o ferro de passar roupa. Acumule uma quantidade razoável de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro várias vezes ao dia, o que desperdiça energia para atingir a temperatura ideal.
Hábitos Sustentáveis
Economizar energia é mais que uma necessidade financeira, é um hábito. Evite usar a parte de trás da geladeira como varal, troque lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED e, ao comprar um ar-condicionado, procure o selo Procel, preferencialmente o selo A.
Adotar essas práticas contribui para um consumo mais consciente e sustentável, impactando positivamente o bolso e o meio ambiente.



