CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hortaliças apresentam queda nos preços em mercados atacadistas em julho

Principais produtos que tiveram essa redução foram a batata, cenoura, tomate e alface; ouça mais no 'Giro do Agro'
queda preços hortaliças
Principais produtos que tiveram essa redução foram a batata, cenoura, tomate e alface; ouça mais no 'Giro do Agro'

Principais produtos que tiveram essa redução foram a batata, cenoura, tomate e alface; ouça mais no ‘Giro do Agro’

Queda nos preços de hortaliças

Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou queda nos preços de diversos produtos no atacado em julho. Batata, cenoura, tomate e alface registraram reduções, com exceção da cebola, que teve leve alta devido à qualidade e menor oferta do Nordeste. A queda na batata começou em maio, após alta no início do ano, impulsionada pela safra de inverno e a da seca ainda presente no mercado. Cenoura e tomate já apresentavam preços mais baixos desde junho, com a cenoura caindo 12,75% em relação a esse mês, devido à maior oferta de outros estados produtores.

Tomate e alface: oferta e demanda

O tomate teve queda nas cotações em julho após pico em abril, com a oferta superando os danos causados pelas chuvas de 2021 e início de 2022. A produção atendeu à demanda. No caso da alface, a menor procura no período de férias escolares compensou a queda na oferta em alguns mercados.

Previsões para agosto

Apesar das quedas de preços em julho, há expectativa de alta para agosto. O mercado acompanha as oscilações de itens essenciais na alimentação.

Em resumo, o mês de julho apresentou um cenário de preços mais baixos para diversos produtos alimentícios, resultado de uma combinação de fatores como aumento da oferta e redução da demanda em alguns casos. No entanto, a perspectiva para agosto indica uma possível reversão dessa tendência, com a expectativa de preços mais elevados para alguns itens.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.