Médico André Felipe Junqueira dos Santos falou à CBN Ribeirão
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto se tornou o primeiro hospital do interior do estado de São Paulo a integrar os serviços de oncologia e geriatria em um único ambulatório. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento para pacientes com câncer acima dos 65 anos, Hospital das Clínicas de Ribeirão integra Oncologia e Geriatria, buscando melhorar a qualidade de vida desse grupo específico.
Integração dos serviços para pacientes idosos com câncer
Segundo o geriatra responsável pelo ambulatório, André Felipe Junqueira dos Santos, a integração dos serviços resultou em melhor adesão ao tratamento por parte dos pacientes idosos. Ele explicou que, nessa faixa etária, é comum a presença de complicações associadas a outras doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e depressão, que podem interferir no tratamento oncológico.
“O atendimento considera não apenas a doença oncológica, mas também o estado emocional e fisiológico do paciente, para evitar complicações que possam interromper o tratamento do câncer ou agravar outras condições de saúde já existentes”, afirmou André Felipe.
Atendimento diferenciado e multidisciplinar: O novo modelo de atendimento busca oferecer um cuidado mais completo e personalizado para os idosos com câncer, levando em conta não apenas a doença principal, mas também as comorbidades, o uso de medicamentos, falências de órgãos e quadros de demência, que são frequentes nessa população. Essa abordagem multidisciplinar visa evitar que o tratamento oncológico seja prejudicado por outras condições clínicas, garantindo maior segurança e eficácia.
Contexto e necessidade da integração: Fernanda Péria, chefe do setor de oncologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ressaltou que a iniciativa surgiu diante do envelhecimento da população. Atualmente, cerca de 60% dos pacientes com câncer têm mais de 65 anos, o que exige uma adaptação dos serviços para atender às necessidades específicas desse grupo.
“O tratamento dos idosos muitas vezes é feito como se fossem adultos normais, sem levar em conta comorbidades, uso de medicamentos, falências de órgãos e quadros de demência, o que dificulta o ajuste adequado do tratamento oncológico para essa faixa etária”, explicou Fernanda Péria.
Encaminhamento e acesso ao ambulatório: Para ser atendido no ambulatório de oncogeriatria do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, o paciente idoso precisa ser encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não foram divulgados detalhes sobre o número de pacientes atendidos até o momento ou resultados quantitativos relacionados ao novo modelo de atendimento.
Informações adicionais
Até o momento, não foram divulgados dados específicos sobre a quantidade de pacientes atendidos no ambulatório integrado nem sobre os resultados clínicos obtidos com essa nova abordagem. A iniciativa, no entanto, representa um avanço no atendimento oncológico para idosos, ao reconhecer a complexidade do tratamento nessa faixa etária e a importância da integração entre especialidades.



