Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Em celebração ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto promove a 17ª edição da campanha da voz. Lílian Hicks, coordenadora da ação, detalha as atividades programadas para a semana.
Ações de Ensino, Assistência e Cultura
A campanha deste ano engloba ações de ensino, assistência e atividades culturais. Nas escolas e unidades básicas de saúde, serão realizadas atividades educativas. Já na Praça XV, entre os dias 13 e 16 de abril, uma tenda oferecerá avaliação vocal gratuita à população, com o objetivo de orientar e, se necessário, encaminhar os participantes para avaliação médica especializada.
Triagem e Acompanhamento na Praça XV
O atendimento na Praça XV funciona como uma triagem inicial. Através de questionários e testes simples, busca-se identificar possíveis abusos vocais ou hábitos inadequados. Alterações mínimas detectadas são investigadas para diagnosticar disfonia, e os casos são encaminhados para otorrinolaringologistas no Hospital das Clínicas.
Leia também
Dicas para Cuidar da Voz
Considerando que 25% dos profissionais utilizam a voz como ferramenta de trabalho, é crucial evitar falar em intensidade elevada, pois isso pode machucar as pregas vocais, causando inchaço, rouquidão e outras patologias. Evite gritar, a não ser em situações de emergência. Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente, e tenha cuidado com a alimentação, evitando excesso de alimentos gordurosos, que podem causar refluxo e prejudicar as pregas vocais. Não fume.
Câncer de Laringe: Prevenção e Diagnóstico Precoce
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou cerca de 7 mil casos de câncer de laringe no Brasil no ano passado. Uma alteração na voz que persiste por mais de 15 dias, não relacionada a gripes ou resfriados, pode indicar um problema crônico que necessita de avaliação médica especializada. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, podendo chegar a 92% dos casos. Consulte um otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço se notar qualquer alteração persistente na sua voz.
As atividades assistenciais e culturais são abertas ao público. A avaliação vocal na Praça XV será realizada de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, oferecendo à população de Ribeirão Preto e região a oportunidade de cuidar da saúde vocal.



