Procedimento é inédito na América Latina; máquina garante maior segurança, devido a precisão do procedimento
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) realizou a primeira cirurgia de coluna com robô da América Latina. A cirurgia, que implantou quatro parafusos de titânio em duas vértebras de um paciente, foi mais rápida e precisa que os métodos tradicionais.
Robô garante maior precisão e segurança
Segundo o professor e médico do HC, Helto Del Filno, o robô proporciona maior segurança ao paciente. Normalmente, é necessária uma grande exposição da área a ser operada. Com o robô, os médicos fazem apenas os cortes iniciais, e a máquina, com sua inteligência artificial, realiza o restante do procedimento com maior precisão.
Recuperação mais rápida e menos invasiva
A cirurgia robótica é menos invasiva, causa menos sangramento e tem um pós-operatório significativamente menor, resultando em uma recuperação mais rápida. O uso de radiação também é reduzido durante o procedimento.
Leia também
Paciente relata melhora significativa na qualidade de vida
Adão Pereira, de 66 anos, foi o paciente que se submeteu à cirurgia pioneira. Após o procedimento, ele relatou alívio das dores na coluna e a capacidade de andar normalmente, prevendo uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Sua esposa, Regina Morais Pereira, inicialmente apreensiva, atrásra se mostra otimista e animada com a recuperação do marido, que já pensa em voltar a jogar bola.
Ribeirão Preto se destaca mais uma vez na medicina, com o HC liderando inovações. Novas cirurgias robóticas já estão agendadas, com a próxima prevista para esta semana. A cidade consolida seu papel como polo médico pioneiro no país.


