CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hospital das Clínicas realiza Campanha da Voz em Ribeirão Preto

Objetivo é alertar sobre os cuidados com a voz e conscientizar sobre a importância da saúde vocal
Campanha da Voz
Objetivo é alertar sobre os cuidados com a voz e conscientizar sobre a importância da saúde vocal

Objetivo é alertar sobre os cuidados com a voz e conscientizar sobre a importância da saúde vocal

Voz rouca: quando procurar ajuda médica?

Você sabia que uma rouquidão persistente pode ser sinal de algo mais sério? De acordo com a fonoaudióloga Lillian Hicks, do Centro da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, rouquidão por mais de 15 dias não deve ser ignorada. Ela alerta que esse sintoma pode indicar uma doença crônica, e não apenas um resfriado ou gripe. É fundamental procurar um médico, otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para descartar problemas graves, como câncer de laringe.

Cuidados com as cordas vocais

Além do tempo de duração da rouquidão, outros fatores contribuem para a saúde vocal. Lillian destaca a importância da hidratação, recomendando beber água a cada 10 ou 15 minutos. Falar muito alto também é prejudicial, causando agressão às pregas vocais e podendo levar a doenças na laringe. Ajustar o volume da voz ao ambiente é crucial para evitar o abuso vocal.

Campanha de conscientização

Para alertar a população sobre os riscos de problemas vocais, está acontecendo a 19ª Campanha da Voz. Até esta quarta-feira, das 8h às 16h30, uma tenda na Praça XV de Novembro oferece avaliações gratuitas. Profissionais qualificados identificam possíveis alterações e encaminham os pacientes para atendimento no Hospital das Clínicas, se necessário. Com o outono se aproximando, período mais seco, a hidratação se torna ainda mais importante para a saúde das cordas vocais.

A prevenção e a atenção aos sintomas são essenciais para a saúde vocal. Procure ajuda médica sempre que perceber alterações persistentes na sua voz.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.