CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hospital de Amor inaugura centro inédito para tratamento de câncer ocular pelo SUS

Unidade em Barretos utiliza braquiterapia para tratar melanoma uveal com foco na preservação da visão e do globo ocular dos paciente.
hospital de amor
Unidade em Barretos utiliza braquiterapia para tratar melanoma uveal com foco na preservação da visão e do globo ocular dos paciente.

O Hospital de Amor, em Barretos, iniciou as atividades do primeiro centro do SUS (Sistema Único de Saúde) especializado no tratamento de melanoma uveal com tecnologia inédita no Brasil. A iniciativa introduz a braquiterapia, técnica que utiliza placas radioativas para combater o tumor de forma localizada.

Segundo o oftalmologista Tomás de Oliveira Castro Teixeira Pinto, o método permite salvar a vida do paciente e, em muitos casos, preservar o olho e a visão, evitando a enucleação (retirada do globo ocular), que era o tratamento padrão na rede pública.

Tecnologia pioneira

A primeira cirurgia com a nova tecnologia foi realizada no final de dezembro por meio de um projeto de pesquisa. O procedimento beneficiou um paciente com tumor em estágio limítrofe, que anteriormente teria a indicação de remoção total do olho.

Com o uso de sistemas de planejamento modernos, a equipe médica conseguiu tratar a lesão e manter a funcionalidade visual. O especialista destaca que o tratamento é voltado para casos em que o câncer ainda está restrito ao olho, uma vez que o melanoma uveal é agressivo e possui baixo índice de resposta à quimioterapia tradicional caso ocorra metástase.

Acesso gratuito

O serviço está disponível para pacientes de todo o país de forma 100% gratuita. O melanoma uveal é um tumor raro e silencioso, que atinge com maior frequência pessoas acima dos 50 anos, embora a miscigenação brasileira amplie o perfil de risco.

Para encaminhamento, médicos de outras regiões podem enviar as informações dos pacientes diretamente por e-mail para o Hospital de Amor em Barretos. Na primeira semana de funcionamento, a unidade já recebeu seis novos pacientes para avaliação e tratamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.