Imunizante é desenvolvida pela startup Farmacore, de Ribeirão; testes de fase 1 e 2 terão 360 voluntários
O Hospital do Coração de São Paulo (HCor) inicia a fase de pré-cadastro de voluntários para estudo de nova vacina contra a Covid-19.
Vacina Versa Muni: Estudos Clínicos em São Paulo
O Instituto de Pesquisa do HCor, em parceria com a farmacêutica de Ribeirão Preto, iniciará os testes clínicos da vacina Versa Muni. As fases 1 e 2 do estudo envolverão 360 voluntários acima de 18 anos, sem histórico de vacinação contra a Covid-19 ou infecção prévia.
Testes e Procedimentos
Serão dois grupos de testes: um receberá doses diferentes da vacina (baixa e alta) para avaliar a imunogenicidade e tolerabilidade; o outro grupo (controle) receberá placebo. O diretor do Instituto de Pesquisa do HCor, Alexandre Biase, explicou que os voluntários devem ser moradores de São Paulo. A fase 3, com maior número de participantes, poderá incluir centros em Ribeirão Preto, comparando a Versa Muni com uma vacina já aprovada pela Anvisa.
Leia também
Financiamento e Próximos Passos
Financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o estudo aguarda aprovação do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e da Anvisa. A expectativa é que as autorizações sejam concedidas até 15 de junho. A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. Pacientes com doenças crônicas ou internações recentes estão excluídos. A aplicação ocorrerá no HCor, em São Paulo.


