Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes
As eleições presidenciais americanas de 2023 estão em sua reta final, e as estratégias de campanha estão gerando debates acalorados, principalmente as peças publicitárias que satirizam Donald Trump.
Criatividade e polêmica nas propagandas
A agência Wyden Kennedy, com o redator Campbell Ewald e o diretor de arte Alessandro Etchevarren, criou cartazes polêmicos que parodiam o candidato republicano. As peças utilizam imagens de filmes clássicos como Dr. Strangelove, Thelma & Louise e outros, associando Trump a situações de perigo e falta de discernimento. Os cartazes foram expostos em locais estratégicos, como pontos de ônibus na Quinta Avenida e em frente ao Trump International Hotel.
O humor ácido como ferramenta política
As peças brincam com a imagem pública de Trump, explorando características como suas mãos pequenas e seu discurso considerado agressivo e imprevisível. Em uma das peças, por exemplo, Trump é retratado como um cowboy prestes a detonar uma bomba atômica, com a frase “Mantenha esses dedinhos longe dos códigos”, fazendo referência ao tamanho de suas mãos e à responsabilidade de comandar o arsenal nuclear americano. Outra peça mostra Trump dirigindo um carro em direção a um precipício, com a frase “Nomeá-los, burrice. Elegê-los, muita burrice”.
Leia também
- Donald trump copa do mundo clubes: Trump cogita ordem executiva para mudar nome de ‘soccer’ para ‘football’ nos Estados Unidos
- Qual o impacto do 'desarranjo institucional' provocado por Donald Trump nos EUA?
- Movimentações políticas de Donald Trump afetam e podem afetar ainda mais o agronegócio brasileiro
Impacto e incertezas
Apesar do tom humorístico, as peças refletem a preocupação com o impacto da eleição nos Estados Unidos e no mundo. Com as pesquisas apontando um empate técnico, a eficácia dessas estratégias de campanha ainda é incerta. Resta aguardar os resultados para avaliar se o humor ácido e a sátira foram eficazes em influenciar o eleitorado e qual será o desfecho dessa disputa presidencial.



