CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IBGE divulga dados que apontam recuo na inovação na indústria brasileira

Informações foram divulgadas na última edição da PINTEC e se referem ao ano de 2023; entenda mais no 'CBN Tecnovação'
IBGE divulga dados que apontam recuo
Informações foram divulgadas na última edição da PINTEC e se referem ao ano de 2023; entenda mais no 'CBN Tecnovação'

Informações foram divulgadas na última edição da PINTEC e se referem ao ano de 2023; entenda mais no ‘CBN Tecnovação’

O IBGE divulgou os resultados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) referentes ao ano de 2023, IBGE divulga dados que apontam recuo, que indicam uma redução na inovação na indústria brasileira. A Pintec é realizada semestralmente pelo IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa abrange empresas do setor industrial com 100 ou mais empregados e avalia inovações em produtos e processos, além de aspectos como dificuldades, cooperações, investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e apoio público.

Principais dados da pesquisa: Em 2023, os gastos das empresas com P&D somaram R$ 38,3 bilhões, valor nominalmente superior aos R$ 36,8 bilhões registrados em 2022. No entanto, a proporção de indústrias que inovaram em produtos ou processos caiu para 65% em 2023, contra 68% em 2022 e 70% em 2021. Para ser considerada inovadora, a empresa deve ter lançado um produto novo ou aprimorado substancialmente um produto ou processo de negócio.

Do total, 34% das empresas inovaram tanto em produtos quanto em processos, 17% inovaram apenas em processos e 13% somente em produtos. A maioria das empresas inovadoras atua sozinha, enquanto um terço realiza cooperação com outras empresas ou instituições de pesquisa.

Variação conforme porte e alcance da inovação

A inovação é mais frequente em empresas maiores: 76% das com 500 ou mais funcionários inovaram, contra 71% das que têm entre 250 e 499 empregados e 59% das que possuem entre 100 e 249 funcionários. Quanto ao alcance das inovações, apenas 4% eram inéditas no mercado mundial, 28% eram novas para o mercado nacional e 68% eram novidades apenas para a própria empresa.

Obstáculos e setores com maior inovação: Em 2023, 48% das empresas inovadoras relataram enfrentar obstáculos para inovar, percentual inferior ao de 2021 (59%). Entre as que não inovaram, 22% mencionaram dificuldades, também abaixo dos anos anteriores. As principais barreiras apontadas incluem instabilidade econômica, recursos internos limitados, baixa demanda e dificuldades para estabelecer parcerias.

Setores da indústria de transformação concentram 86% dos investimentos em inovação, com destaque para fabricação de produtos químicos (89% das empresas inovando), máquinas e equipamentos, equipamentos de informática, eletrônicos, equipamentos ópticos e produtos farmacêuticos.

Expectativas futuras: Metade das empresas inovadoras planeja aumentar os investimentos em P&D em 2025. Apesar disso, o investimento privado brasileiro em inovação ainda é considerado baixo em comparação a outros países, indicando potencial para crescimento.

Entenda melhor

A Pintec é uma importante fonte para a formulação de políticas públicas e estratégias setoriais voltadas ao desenvolvimento industrial e inovação no Brasil.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.