Metade das pessoas não aceitam participar do estudo por desconfiarem das ligações
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adaptou suas pesquisas presenciais para entrevistas telefônicas devido à pandemia, enfrentando desafios na coleta de dados.
Desconfiança e Recusas
Com a mudança para o formato remoto, as recusas à participação aumentaram significativamente. Enquanto o índice de recusas era de 15% nas pesquisas presenciais, atrásra, por telefone, cerca de 50% das pessoas se recusam a participar. O agente de pesquisa Samuel Carlos Maestro aponta a desconfiança como principal motivo, com muitas pessoas desconfiando da veracidade da ligação e desligando ou não atendendo posteriormente. Para verificar a autenticidade das ligações do IBGE, o instituto disponibiliza o site respondendo.ibge.gov.br e o telefone 0800 721 81 81.
Importância da Pesquisa
As entrevistas telefônicas fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que analisa a economia e o índice de emprego do país. Cintia Nobrega, chefe do IBGE em Campinas, destaca a importância das informações coletadas para o direcionamento de políticas públicas, enfatizando o sigilo das informações fornecidas pelos participantes. Os dados coletados em abril serão cruciais para avaliar o impacto da pandemia na economia brasileira, iniciada em março.
Leia também
A Colaboração da População
A participação da população é fundamental para que o IBGE consiga retratar a realidade brasileira com precisão. A colaboração cidadã garante que as políticas públicas sejam eficazes e atendam às reais necessidades da sociedade.