José Carlos de Lima Júnior orienta os produtores rurais que pretendem investir em implementos; ouça o ‘CBN Agronegócio’
Durante a cobertura da AgriShow em Ribeirão Preto, no feriado do Dia do Trabalho, a CBN Agronegócio entrevistou José Carlos de Lima Júnior sobre um dos temas mais debatidos no evento: os financiamentos e o crédito para o produtor rural. Em meio a estandes com robôs, inteligência artificial e maquinário pesado, o especialista ressaltou a necessidade de planejamento antes da tomada de decisão.
Entenda a sua necessidade antes de financiar
Para José Carlos, o primeiro passo é que o produtor tenha ‘um real entendimento da necessidade dele’, de modo a escolher equipamentos que atendam ao seu projeto sem superdimensionar nem subdimensionar a aquisição. Segundo ele, é comum que a falta de qualificação ou orientação leve produtores a optar por soluções que não correspondem exatamente às suas demandas.
Verifique o custo efetivo total e o impacto das taxas
Além do preço e da taxa de juros, o especialista alertou para a importância de analisar o custo efetivo total do financiamento. ‘A taxa de juros é uma coisa, outra são os impostos que seguem em cima da operação, como o IOF, e o spread que cada instituição adiciona’, explicou. Esses componentes podem alterar significativamente o custo final do crédito e a capacidade de pagamento do produtor.
Leia também
Emoção versus racionalidade na hora da compra
A feira oferece muitas tentações: máquinas modernas e soluções que despertam entusiasmo. José Carlos reconhece o apelo emocional, mas alerta que a decisão não pode ser tomada apenas por impulso. ‘Tem horas que a compra deixa de ser racional e vai totalmente pelo emotivo’, disse, ressaltando que o ideal é conciliar a visão técnica com o entusiasmo pelas novas tecnologias.
Fernanda, interlocutora da entrevista, e José Carlos também destacaram a importância de planejar os gastos domésticos e empresariais antes de assumir um financiamento. O compromisso de parcelas mensais deve ser avaliado no contexto dos demais encargos futuros que surgirão ao longo do tempo.
O especialista comparou investimento a plantar uma moeda para, no futuro, colher uma árvore de moedas: ‘Investir é aquilo que você faz hoje para poder dar um resultado melhor daqui a um tempo’. Para que esse retorno ocorra, é preciso que o investimento se apoie em um planejamento sólido e em objetivos claros dentro da administração rural.
Na AgriShow, a mensagem ficou clara: antes de aproveitar as oportunidades do estande e fechar um contrato, o produtor deve avaliar suas reais necessidades, calcular o custo total do crédito e evitar decisões puramente emocionais, garantindo que a tecnologia adquirida se traduza em produtividade e viabilidade financeira.