CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosa denuncia cobrança indevida de seguro de vida

Beneficiária do INSS disse que duas parcelas já foram descontada de seu pagamento; seguradora culpa parceiros pela cobrança
Cobrança indevida seguro vida
Beneficiária do INSS disse que duas parcelas já foram descontada de seu pagamento; seguradora culpa parceiros pela cobrança

Beneficiária do INSS disse que duas parcelas já foram descontada de seu pagamento; seguradora culpa parceiros pela cobrança

Cobranças indevidas em benefícios do INSS têm preocupado consumidores em Ribeirão Preto. Uma terapeuta, Vera Lúcia Portela, teve seu benefício do INSS descontado por dois meses por um seguro de vida que nunca contratou. Após receber uma carta de boas-vindas da Gravissum Seguradora, ela tentou contato com a empresa para cancelar a cobrança e obter o ressarcimento, sem sucesso.

Descontos Indevidos e a Dificuldade de Cancelamento

Vera Lúcia relatou dificuldades para cancelar a cobrança, mesmo entrando em contato com a empresa e o banco. A empresa cobrou em dias alternados, dificultando o bloqueio pelo banco. A Gravissum Seguradora, em nota, lamentou o ocorrido, alegando que não atende diretamente o público final e que a reclamação está sendo investigada. A empresa informou que a devolução em dobro do valor indevidamente cobrado já foi providenciada.

Ação do PROCON e o Número de Reclamações

O PROCON de Ribeirão Preto recebeu cerca de 50 reclamações de cobranças indevidas em 2023, envolvendo diversas empresas. Somente em relação à Gravissum Seguradora, foram 10 reclamações na cidade. Najim, chefe da Divisão do PROCON, explicou que a devolução em dobro é uma obrigação legal da empresa em casos de cobranças indevidas. Ele ressaltou a vulnerabilidade de idosos que recebem benefícios e a facilidade com que seus dados são obtidos por terceiros.

A Importância do Registro de Reclamações

O PROCON de Ribeirão Preto reforça a importância de registrar as reclamações para que possam coletar dados e atuar com mais eficiência contra empresas que praticam cobranças indevidas. A experiência de Vera Lúcia serve como alerta para que outros consumidores busquem seus direitos e registrem suas reclamações, facilitando a investigação e a resolução de problemas similares. O PROCON está localizado na Rua Aureliano Garcez Oliveira, número 2, em Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.