CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos relatam fila e aglomeração em vacinação contra a Covid-19 na Vila Virgínia

Muitos dos moradores não teriam realizado o agendamento prévio no site da Prefeitura; público-alvo é de 60 a 62 anos
vacinação contra Covid-19
Muitos dos moradores não teriam realizado o agendamento prévio no site da Prefeitura; público-alvo é de 60 a 62 anos

Muitos dos moradores não teriam realizado o agendamento prévio no site da Prefeitura; público-alvo é de 60 a 62 anos

A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou a vacinação de pessoas com 60 a 62 anos contra a Covid-19. A imunização ocorre em postos de saúde até sexta-feira, com retomada na segunda e terça-feira da semana seguinte.

Aglomeração na Vila Virgínia

No entanto, a unidade de saúde da Vila Virgínia registrou filas e aglomerações, conforme relatos de ouvintes e vídeos recebidos pela reportagem. A repórter Michelle Souza esteve no local e constatou a situação, observando longas filas com idosos, muitos sem agendamento prévio. A falta de agendamento, segundo Michelle, se deve à dificuldade de acesso à internet e aos canais de agendamento por parte de muitos idosos.

Dificuldades no Agendamento e Consequências

Michelle entrevistou um senhor que chegou às 7h da manhã e esperava há mais de duas horas. Ele relatou a dificuldade em agendar a vacina devido à sua idade (63 anos, próxima da faixa etária da vacinação) e à falta de acesso à internet. A repórter destacou a polêmica em torno do agendamento obrigatório, lembrando uma liminar anterior que obrigava a vacinação sem agendamento, posteriormente derrubada. A falta de agendamento contribui para as aglomerações, colocando em risco a saúde dos idosos, especialmente em tempos de avanço da Covid-19.

Necessidade de Melhorias no Sistema

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que os agendamentos são feitos em grupos mínimos a cada meia hora para evitar aglomerações. Apesar do monitoramento e orientação dos servidores da unidade de saúde, a situação demonstra a necessidade de melhorias no sistema de agendamento para atender a demanda da população, especialmente aqueles sem acesso à internet ou com dificuldades de agendamento telefônico. O grande número de tentativas frustradas de agendamento, como o caso relatado de um ouvinte que tentou 67 vezes, ilustra a urgência em solucionar o problema e garantir o acesso à vacinação de forma segura e eficiente para todos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.