CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos são principais vítimas de estelionatários e devem ficar alertas aos golpes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Golpes contra idosos
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

A Delegacia do Idoso em Ribeirão Preto tem registrado um número alarmante de golpes contra idosos. O delegado Dr. Luiz Geraldo Dias compartilha orientações cruciais para proteger essa população vulnerável.

Atenção nas Agências Bancárias

A principal recomendação é que familiares nunca permitam que idosos, especialmente aqueles com mais de 75 anos, frequentem agências bancárias sozinhos. Golpistas, com habilidades de persuasão e conhecimento das vítimas em potencial, abordam os idosos, oferecendo ajuda que, na verdade, é uma armadilha. Eles se identificam como funcionários do banco, ganham a confiança da vítima e, sorrateiramente, trocam cartões e obtêm senhas. A ação rápida dos criminosos, especialmente em finais de semana, resulta em grandes prejuízos financeiros para os idosos.

Golpe do Bilhete Premiado: Desconfie Sempre

Outro golpe comum é o do bilhete premiado. Criminosos oferecem bilhetes de loteria supostamente premiados por valores abaixo do prêmio real. Dr. Luiz Geraldo Dias alerta que não existe dinheiro fácil e que qualquer oferta vantajosa demais deve ser encarada com desconfiança. A polícia deve ser acionada imediatamente em caso de suspeita. Recentemente, casos foram evitados graças à vigilância de funcionários de bancos, mas muitos ainda caem nesse golpe, vendendo bens e contraindo dívidas para comprar os bilhetes falsos.

Identificação de um Suspeito

A polícia está à procura de um estelionatário que tem agido em agências bancárias de Ribeirão Preto, principalmente no centro e nas avenidas Nove de Julho e Saudade. O suspeito é descrito como moreno, alto, magro, com idade entre 30 e 35 anos, falante e articulado. Ele tem como alvo principal idosos que frequentam os bancos aos sábados e domingos pela manhã. A população é incentivada a entrar em contato com a polícia (197 ou 3610-0067) caso aviste o indivíduo ou o observe agindo de forma suspeita.

A vigilância constante e o apoio familiar são as melhores ferramentas para proteger os idosos de criminosos. A conscientização e a denúncia são atitudes fundamentais para combater esses crimes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.