Ouça a coluna ‘CBN Mundo Digital’, com Patricia Teixeira
A tecnologia não é mais um bicho de sete cabeças para a população da terceira idade. Cada vez mais, os idosos estão se inserindo no mundo digital, especialmente nas redes sociais. Mas o que explica esse fenômeno?
O Crescimento dos Idosos na Internet
O número de idosos na internet tem crescido exponencialmente, tornando-se um foco importante para as empresas em termos de tendência de crescimento. O Facebook, por exemplo, registrou um aumento de 10% na participação de usuários com mais de 65 anos no último ano. Mas não é só no Facebook que eles estão presentes. A internet como um todo se tornou um espaço de interesse para essa faixa etária.
O Novo Perfil do Idoso Conectado
O perfil do idoso mudou drasticamente. A imagem do idoso debilitado e doente ficou no passado. Hoje, muitos idosos são ativos, trabalham, fazem compras online e estão totalmente inseridos na sociedade. Eles usam a internet para buscar receitas, assistir a lances de futebol e se divertir. A confiança na internet também aumentou, permitindo que eles façam compras de supermercado, eletrodomésticos e eletrônicos com mais segurança.
Leia também
A Segurança e a Confiança Online
Apesar da crescente confiança, os idosos ainda são um pouco mais cautelosos em relação a bancos online. No entanto, a evolução dos sites e plataformas, que se tornaram mais ilustrativos e fáceis de usar, tem contribuído para que pessoas de todas as idades se sintam mais à vontade para utilizar os canais digitais.
A inserção dos idosos no mundo digital é um reflexo da mudança de perfil dessa população e da evolução da própria internet, que se tornou mais acessível e segura.