IFSP realiza audiência pública para discutir eixos tecnológicos e cursos do campus de Ribeirão
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Ribeirão Preto – realizará, na próxima terça-feira, dia 12, a terceira audiência pública para discutir os eixos tecnológicos e cursos futuros. O campus está sendo construído no terreno da antiga C&C, nos Campos Elíseos.
A Importância da Audiência Pública
A audiência pública é parte crucial da consulta pública conduzida por uma comissão responsável por definir a pedagogia e a estrutura da nova unidade. O objetivo é conhecer as perspectivas, anseios e necessidades da população local, garantindo que o IFSP contribua efetivamente para o desenvolvimento do território. A participação da comunidade é fundamental, pois todos os processos nos institutos federais são democráticos e participativos.
Previsão de Início das Aulas e Cursos Prioritários
A expectativa é que os cursos regulares comecem em fevereiro de 2026, com alguns cursos de qualificação profissional já sendo oferecidos no segundo semestre de 2025. A construção no antigo prédio da C&C está em andamento, com a etapa de cobertura prevista para atrássto ou setembro. A comissão de consulta pública já levantou dados e realizou duas audiências, sinalizando cursos nos eixos de comunicação e informação (relacionados à tecnologia da informação), saúde e licenciaturas, como matemática e computação.
Leia também
Inclusão e Acesso à Educação
O IFSP tem como um de seus pilares a inclusão. Para garantir o acesso à educação para jovens de comunidades mais vulneráveis, o campus de Ribeirão Preto reserva 50% das vagas em todos os cursos para oito modalidades de cotas, incluindo critérios socioeconômicos, necessidades específicas e autodeclaração de pretos, pardos e indígenas. Além disso, oferece auxílio permanência para estudantes que necessitem de transporte, alimentação e moradia, além de bolsas de ensino, pesquisa e extensão.
Espera-se que o novo campus impulsione a empregabilidade, inovação e o desenvolvimento social na região. O IFSP busca estabelecer parcerias com empresas, movimentos sociais, artísticos e culturais, e prefeituras para realizar pesquisas aplicadas e projetos de extensão que atendam às necessidades da comunidade.



