Novo decreto permite celebração em templos religiosos em alguns municípios
Retorno gradual das missas presenciais em cidades do interior paulista
Com a retomada gradual da atividade econômica em diversas cidades paulistas, algumas igrejas começam a planejar o retorno das missas presenciais, ainda que com restrições. Em Franca, por exemplo, a diocese anunciou a volta das celebrações presenciais com capacidade limitada a 20%, aos sábados, domingos e sextas-feiras. Durante a semana, as transmissões online serão mantidas.
Situação em outras cidades
Em Ribeirão Preto, a arquidiocese avalia a possibilidade de reabertura, com um grupo de padres analisando indicadores epidemiológicos para tomar a decisão. Por enquanto, as missas permanecem no formato online. Em Barretos e Jaboticabal, não há previsão para o retorno das celebrações presenciais, mantendo-se apenas as missas virtuais.
Cuidados e restrições
Em Franca, além da limitação de público, medidas de segurança foram implementadas, como o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, suspensão da comunhão na mão e do abraço da paz. A liberação para funcionamento ocorreu por meio de decreto municipal. A situação permanece dinâmica, sujeita a mudanças semanais, dependendo da evolução da pandemia e das recomendações estaduais. Cidades como Franca e Ribeirão Preto estão em estágios de flexibilização que permitem a reabertura de alguns setores, enquanto Barretos, em fase mais avançada, já liberou o funcionamento de bares, restaurantes e salões de beleza. Acompanharemos os próximos desdobramentos e possíveis alterações nas medidas restritivas.
Leia também
- Obras anel viário sul ribeirão preto: Concessionária retomará obras de pavimentação no Anel Viário Sul e Ribeirão Preto
- Suspensão das atividades usina santa elisa: Usina Santa Elisa tem atividades suspensas e ao menos 1.200 funcionários são impactados
- Ladrão arrependido devolve tapete da Capadócia furtado de igreja em Franca após apelo de frei