CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

IML descarta acidente e indica possibilidade de morte por agressão de menina de 3 anos em Ribeirão

Sophia da Silva Fernandes morreu no dia 9 de atrássto com lesões na cabeça; mãe alega que criança teria caído no banheiro
IML descarta acidente e indica possibilidade
Sophia da Silva Fernandes morreu no dia 9 de atrássto com lesões na cabeça; mãe alega que criança teria caído no banheiro

Sophia da Silva Fernandes morreu no dia 9 de atrássto com lesões na cabeça; mãe alega que criança teria caído no banheiro

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) indicou que a morte de Sofia da Silva Fernandes, IML descarta acidente e indica possibilidade de morte por agressão de menina de 3 anos em Ribeirão, uma menina de três anos, ocorrida em Ribeirão Preto no dia 9 de atrássto, pode ter sido causada por agressões e não por um acidente, como inicialmente informado.

Sofia foi encontrada com graves ferimentos na cabeça no banheiro da casa da mãe e levada ao Hospital das Clínicas (HC) com o auxílio do padrasto. A criança permaneceu internada por oito dias, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Análise do laudo do Instituto Médico Legal

O laudo divulgado pelo IML descartou a hipótese de acidente doméstico. Segundo o documento, acidentes envolvendo quedas de crianças pequenas geralmente apresentam baixa energia, devido ao peso reduzido da criança. No entanto, no caso de Sofia, o médico legista destacou que a gravidade dos ferimentos não condiz com essa característica.

O laudo também aponta a desproporção entre a criança e um adulto, que seria o provável agressor, e classifica o trauma como “por meio cruel”. A causa da morte foi determinada como traumatismo crânio-encefálico por causas externas.

Além disso, a perícia observou que a mãe de Sofia não apresentou reações compatíveis com a gravidade do quadro clínico da filha durante o primeiro atendimento, que contou com a presença de assistentes sociais, psicóloga e equipe médica.

Reações da família e investigação: O pai da menina, Felipe Gomes Fernandes, solicitou uma investigação criteriosa sobre as causas da morte e manifestou descrença na versão apresentada pela ex-companheira, que alegava uma queda no banheiro como causa dos ferimentos.

“Não acredito na versão da mãe. Quero justiça para minha filha”, afirmou Felipe após a divulgação do laudo.

Detalhes do atendimento hospitalar: Sofia deu entrada no Hospital das Clínicas no dia 1º de atrássto com quadro grave de rebaixamento do nível de consciência e afundamento da cabeça. A tomografia indicou a necessidade de cirurgia de emergência para a retirada de parte do cérebro.

O relatório do hospital mencionou a hipótese de trauma não acidental e registrou alterações no fundo do olho da criança, sugestivas de trauma de grande energia. Também não foi possível excluir a síndrome do bebê sacudido.

Versão da mãe e andamento do caso

Na época, a mãe negou ter agredido a filha e afirmou que o padrasto encontrou Sofia caída no box do banheiro, caracterizando um acidente. Em entrevista, ela sugeriu que a criança poderia ter escorregado e batido a cabeça no chão, mencionando a presença de uma mangueira no banheiro que poderia ter contribuído para a queda.

“Para a minha cabeça, acho que ela acabou escorregando na poste… Acho que ela deve ter caído”, declarou a mãe em entrevista gravada na época.

Ela não quis gravar um novo depoimento após a divulgação do laudo. A defesa da mulher informou que ainda não teve acesso ao processo e que só se manifestará após análise dos autos.

O laudo será encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto, que investiga o caso como possível crime de maus-tratos.

Informações adicionais

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre possíveis suspeitos ou outras medidas adotadas pelas autoridades. O caso segue sob investigação para esclarecimento completo das circunstâncias que levaram à morte de Sofia da Silva Fernandes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.