Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’, com José Carlos de Lima Júnior
A safra de cana-de-açúcar de 2017-2018 começou em abril e apresenta resultados distintos no mercado internacional. Enquanto a Índia registra aumento na produção (17%), o Brasil observa recuo na área plantada (quase 3%).
Cenário Internacional do Açúcar
Com a Índia e outros países concentrando sua produção no segundo semestre, o mercado aguarda os resultados da safra. A expectativa é de um excesso de volume, pressionando o preço do açúcar para baixo. A tendência, portanto, é baixista para o curto prazo.
Etanol: Uma Perspectiva Diferente
Em contraponto, o etanol apresenta cenário distinto. A queda no preço do petróleo, refletida na gasolina, limita a alta do etanol. Apesar disso, o Brasil importa etanol dos EUA, situação que prejudica a indústria nacional e cria um cenário artificial de preços baixos para o consumidor, sem considerar os custos de produção e a sustentabilidade do setor.
Leia também
Importação de Etanol e suas Consequências
A importação de etanol dos EUA, superior em 2017 ao total importado em 2016, gera preocupações. Essa medida artificial, embora agrade o consumidor com preços mais baixos, compromete a indústria nacional a longo prazo. A aparente queda da inflação, associada ao alto desemprego, mascara uma situação complexa e insustentável.