Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (13)
A Campanha da Fraternidade 2016 e o Saneamento Básico
A Igreja Católica, em conjunto com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), lançou a Campanha da Fraternidade 2016 com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. O objetivo é motivar a sociedade a refletir e agir em relação ao saneamento básico, visando a melhoria da qualidade de vida e a preservação do planeta. A campanha busca gerar uma mudança cultural, incentivando a população a valorizar e participar ativamente na busca por soluções para os problemas de saneamento.
O Saneamento Básico como Direito e Desafio
O saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição, mas as leis federais que o regem muitas vezes não saem do papel. A falta de saneamento causa diversos problemas de saúde, como diarreias e dengue, além de impactar o meio ambiente. A responsabilidade não é apenas da administração pública, mas também da população, que precisa ser educada e conscientizada sobre a importância do saneamento e seus benefícios.
A Importância da Educação e da Participação da Sociedade
A solução para os problemas de saneamento não depende apenas de políticas públicas formais, mas também da participação de toda a sociedade. É preciso investir em educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância de não entupir bueiros, destinar corretamente os resíduos sólidos e valorizar as iniciativas de saneamento. A campanha da fraternidade busca despertar a importância do saneamento para que a população cobre seus políticos, e que estes vejam que saneamento pode render votos.
Leia também
- Ranking saneamento básico cidades brasileiras: Ribeirão Preto e Franca melhoram posições no ranking do saneamento básico
- Escola Municipal de Educação Profissional Básico, Celso Charuri, completa 25 anos nesta quarta (27)
- Audiência pública discute o Plano Municipal de Saneamento Básico nesta terça-feira (2)
A iniciativa da Igreja Católica e do CONIC é fundamental para provocar reflexão e debate sobre o saneamento básico, especialmente em um ano eleitoral. É preciso que a sociedade se mobilize para cobrar dos candidatos o compromisso com a melhoria do saneamento em seus municípios.



