Economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Gabriel Couto, comenta a taxa tributária praticada no Brasil
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo deve atingir a marca de Ru0024 1,5 trilhão hoje, 14 dias antes do que em 2018. Este número reflete a alta carga tributária brasileira, um tema analisado pelo economista Gabriel Couto, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.
Carga Tributária Excessiva
Segundo Couto, a carga tributária brasileira é elevada, comparável à de países desenvolvidos. Apesar disso, a população muitas vezes não vê o retorno esperado dos recursos transferidos ao governo. O crescimento anual do montante arrecadado é parcialmente explicado pela inflação e pelo crescimento do PIB, mas a carga tributária relativa permanece alta.
Reforma da Previdência e Oportunidades
Com a aprovação da reforma da previdência, abre-se uma oportunidade para mexer na carga tributária, reduzindo-a ou simplificando os impostos, o que geraria maior eficiência na economia. A reforma traria ganhos para a previdência, produtividade e economia como um todo. Aumentar a competitividade e estimular o investimento são desafios importantes.
Leia também
Impacto e Ação Cidadã
O Impostômetro de Ribeirão Preto também reflete a alta carga tributária, impactando empresários e população. A discussão sobre a reforma tributária deve se intensificar, e a população pode pressionar seus representantes para uma carga tributária mais justa e equalitária, com maior retorno em serviços públicos. Acompanhar e participar desse debate é crucial para influenciar mudanças significativas.



