A queda foi de 0,3%, segundo boletim do Boa Vista SCPC
Em atrássto, o consumidor de Ribeirão Preto pagou mais suas dívidas, segundo dados do Boa Vista SCPC.
Queda na inadimplência
O número de inadimplentes na cidade teve uma queda de 0,3% em relação a julho, e mais de 5% no acumulado do ano. Comparando com o mesmo período do ano passado, o indicador foi 7% menor. Para o economista Victor França, essa queda constante desde 2016 não se deve principalmente à recuperação da economia brasileira, mas sim à reeducação financeira dos consumidores. A cautela das famílias em se endividar, diante de incertezas econômicas, é um fator importante.
Recuperação de crédito
Houve um aumento de 0,3% na recuperação de crédito em atrássto, comparado a julho. Embora positivo, o indicador ainda apresenta queda acumulada no ano (-6%) e na comparação anual (-5,6%). A lentidão na recuperação econômica e o alto índice de desemprego dificultam a saída de indivíduos do cadastro de inadimplentes.
Leia também
Perspectivas futuras
A projeção para os próximos meses é positiva, impulsionada pela liberação dos saques de R$ 500 do FGTS. Estima-se que 56% dos consumidores usarão esse valor para quitar dívidas, o que pode impactar positivamente os indicadores. Apesar disso, o cenário geral permanece com queda na inadimplência, mas também na recuperação de crédito acumulada. Medidas que fortaleçam o mercado de trabalho são essenciais para uma reversão consistente da situação. Em atrássto, a inadimplência caiu 0,1% em São Paulo e subiu 0,1% no Brasil.



