Caso aconteceu em Jaboticabal e crianças, de 9 e 12 anos, foram levadas à UPA; mãe foi encontrada em Guariba
Um incêndio ocorrido na madrugada desta quarta-feira em Jabutikabel deixou duas crianças internadas e resultou na prisão da mãe delas por abandono de incapaz.
Incêndio e atendimento
O incêndio, causado por uma vela acesa sobre a geladeira, atingiu a residência onde moravam irmãos de 11 e 9 anos. As crianças foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA de Jabutikabel. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, evitando a propagação para outros cômodos. Vizinhos foram essenciais no resgate das crianças.
Prisão da mãe e desdobramentos legais
A mãe, Scarlet Salas dos Santos, de 28 anos, estava em Pradópolis no momento do incêndio. Avisada por telefone, ela retornou à Jabutikabel e foi presa em flagrante por abandono de incapaz. Segundo o advogado Daniel Pacheco, a pena dependerá da apuração da perícia. Embora a ação penal seja provável, a condenação à prisão é improvável devido à natureza da pena, que pode ser substituída por alternativas como suspensão do processo. A pena varia de acordo com as consequências do abandono, podendo chegar a 12 anos em caso de morte, ou 5 anos se houver lesão corporal grave. Caso não haja lesão corporal grave, a pena pode ser de até 3 anos.
Situação atual das crianças e próximos passos
Após receberem alta médica, as crianças devem ser entregues aos avós. O Conselho Tutelar e a Polícia Civil acompanham o caso, aguardando o resultado da perícia para determinar as acusações formais contra a mãe.



